Dizem que tenho Alma de poeta. É possível, mas para além de poeta, sou mulher, fui criança, sou ser humano. Na grande maioria das vezes vejo e sinto coisas que só sei expressar por palavras, por imagens. É um jeito de ser... é o meu jeito de pôr a Alma no scriptum...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A tranca



Era uma tranca. Uma simples tranca de madeira, em formas perfeitas. Lá dentro guardava segredos - ou pelo menos assim imaginava - quando de fronte à porta e à sua tranca, sonhava que formas, objectos, inventos se podiam  esconder por detrás da porta fechada.
Simples na forma, não se poderia dizer tosca, apenas simples...
Um dia, um desses dias perdidos nos números do calendário, alguém teve a coragem para lhe mexer: surpresa! abriu sem o esforço previsível a que os anos a poderiam condenar.
Lá dentro nada de especial. Apenas velharias, objectos usados, coisas sem o menor valor ou utilidade. Não passava de uma porta fechada a esconder aquilo que ninguém necessitava utilizar...
A curiosidade e o sonho foi-se, perdeu-se desvanecido na imaginação do que poderia ser encontrado e simplesmente não foi.
Por vezes é melhor que certas portas permaneçam fechadas, estimulando o encontrar de tesouros. É bom deixar a imaginação voar, e quando a realidade, nua, crua e pouco romântica se esbate contra os nossos sonhos, ficamos a pensar apenas em como era linda, simples e misteriosa a tranca, antes de ser aberta...

2 comentários:

  1. Na minha aldeia de Cidões, e julgo que em toda a região trasmontana chama-se carabelho.Esta rudimentar fechadura sem chave ou código secreto, servia não só para trancar os animais nas suas lojas, mas era também a única fechadura de muitas casas. Era bom viver nesse tempo em que não havia chaves, e por detrás dessas portas, havia grandes celeiros de trigo, milho, batatas, presuntos e chouriços pendurados; o dinheiro não abundava mas havia fartura e felicidade a rodos.

    ResponderEliminar
  2. E este é um autêntica carabelho da aldeia de cidões, que eu encontrei por acaso e soube de imediato que trazia atrás de si palavras =)

    Mais uma das pequenas maravilhas daquela grande aldeia

    ResponderEliminar