Dizem que tenho Alma de poeta. É possível, mas para além de poeta, sou mulher, fui criança, sou ser humano. Na grande maioria das vezes vejo e sinto coisas que só sei expressar por palavras, por imagens. É um jeito de ser... é o meu jeito de pôr a Alma no scriptum...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Diferente nem sempre quer dizer que é mau

foto de Cristina retirada do site olhares


Adoro fotografia. Esta arte de captar imagens e pará-las no tempo sempre me fascinou. Confesso que nem sempre fui grande fã de arte digital. A manipulação das imagens parecia-me retirar-lhes a veracidade, a pureza de que sou acérrima fã.
No fundo é tudo uma questão de perspectiva. Todos nós trabalhamos, por assim dizer, as imagens que captamos do dia a dia e transformamo-las na nossa mente em algo que caiba no nosso conjunto de valores, de ideais. É assim que vamos proferindo opiniões, criando a nossa própria forma de olhar o mundo que nos rodeia. O título que a autora deu à foto exprime isso mesmo : " diferente nem sempre quer dizer que é mau..." é apenas uma outra forma de olhar o que lá está e pôr a imaginação a transformar a realidade. É isso a criação, a arte. E mudar de opinião é apenas uma forma de alterar a forma como se olha para um determinada objecto ou assunto. Dizem que com o tempo vamos sendo resistentes à mudança. Talvez o segredo de manter a juventude seja exactamente resistir a essa resistência à mudança, tentando sempre reflectir sobre os nossos pontos de vista, não tomar como nossa a certeza dos absolutos verdadeiros, ou a bandeira da razão.
Esta imagem é linda, joga com sombras e com luz, dá-se a sensação de borboleta a uma pequena flor, que parece abrir as asas para voar... Tenho para mim que devem ser assim as nossas opiniões, sempre prontas a transformar uma coisa noutra, baseada em reflexão mais intensa ou não, para se obter a beleza necessária para que a razão tome o seu lugar. Talvez se se reflectisse mais neste país em vez de se querer tomar as honras das certezas racionais, muitas vezes apenas em aparências pouco elaboradas, não teríamos chegado a este quadro tão pouco artístico onde nos encontramos agora. E como se diz numa afamáda rádio : " Se calhar, vale a pena pensar nisto..."

1 comentário:

  1. Não tenho dúvidas nenhumas de que vale mesmo a pena pensar nisto! Aliás , se as coisas estão como estão é precisamente porque as pessoas não pensam e não reflectem antes de agir...faz-se e pronto , diz-se e pronto! Vivemos numa época de pessimismo , que se não nos advertirmos de forma reflectida , em breve iremos sentir a falta da beleza , da luz, da harmonia....do melhor que a vida tem - a liberdade!

    Gosto muito de ler o que escreves.

    gostei do selo e vou aceitar o desafio...

    beijinho:)

    ResponderEliminar