foto de Cristina retirada do site olhares
Adoro fotografia. Esta arte de captar imagens e pará-las no tempo sempre me fascinou. Confesso que nem sempre fui grande fã de arte digital. A manipulação das imagens parecia-me retirar-lhes a veracidade, a pureza de que sou acérrima fã.
No fundo é tudo uma questão de perspectiva. Todos nós trabalhamos, por assim dizer, as imagens que captamos do dia a dia e transformamo-las na nossa mente em algo que caiba no nosso conjunto de valores, de ideais. É assim que vamos proferindo opiniões, criando a nossa própria forma de olhar o mundo que nos rodeia. O título que a autora deu à foto exprime isso mesmo : " diferente nem sempre quer dizer que é mau..." é apenas uma outra forma de olhar o que lá está e pôr a imaginação a transformar a realidade. É isso a criação, a arte. E mudar de opinião é apenas uma forma de alterar a forma como se olha para um determinada objecto ou assunto. Dizem que com o tempo vamos sendo resistentes à mudança. Talvez o segredo de manter a juventude seja exactamente resistir a essa resistência à mudança, tentando sempre reflectir sobre os nossos pontos de vista, não tomar como nossa a certeza dos absolutos verdadeiros, ou a bandeira da razão.
Esta imagem é linda, joga com sombras e com luz, dá-se a sensação de borboleta a uma pequena flor, que parece abrir as asas para voar... Tenho para mim que devem ser assim as nossas opiniões, sempre prontas a transformar uma coisa noutra, baseada em reflexão mais intensa ou não, para se obter a beleza necessária para que a razão tome o seu lugar. Talvez se se reflectisse mais neste país em vez de se querer tomar as honras das certezas racionais, muitas vezes apenas em aparências pouco elaboradas, não teríamos chegado a este quadro tão pouco artístico onde nos encontramos agora. E como se diz numa afamáda rádio : " Se calhar, vale a pena pensar nisto..."