Dizem que tenho Alma de poeta. É possível, mas para além de poeta, sou mulher, fui criança, sou ser humano. Na grande maioria das vezes vejo e sinto coisas que só sei expressar por palavras, por imagens. É um jeito de ser... é o meu jeito de pôr a Alma no scriptum...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A não morada

O amor é uma não morada: a felicidade sem-abrigo.
Alzheimer da razão, doença da sensação: o amor desprotege o conhecimento da razão.
Esconde-se em vitais condições, e é em batimentos ( suposta musicalidade de vida) que vai torturando um corpo sadio. Nem de mal, nem de menos: sem ele não é possível vivermos. Desobriguem-se as vontades, desabriguem-se as vaidades.
Ditador: fervilham opositores nas sombras; sufocam-se rebeliões de contestatárias certezas: o amor fica, o amor vai. Dançando em ilusórias incertezas ou em provocatórias certezas: o amor não des, não com, não trai...

Aos amantes, aos amados, aos delirantes, aos abandonados...



Os Amantes  ( óleo sobre tela de René Magritte )


                                                                           Feliz dia!

14 comentários:

  1. Quer dizer....provocas um nó no cérebro e depois desejas um feliz dia...

    Pois...

    Não vou negar a tua negação...e daí vou: o amor é! E mais nada...

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que o Amor existe e pode de ser tocado, ou então, há momentos em que nos sentimos tocados por ele, no verdadeiro sentido da palavra. Nesses momentos tão sublimes e de forma subliminar cegamos, e ficamos sem fôlego enquanto elevamos a nossa essência até ao limite (se houver limite). Momentos esses que nos tornam num único ser, com a pessoa amada e todo o universo.
    Por mais mecanismos que existam para atingir tal nirvana , eu cá prefiro o Amor , que torna poderoso e insensato o louco desejo de me dissolver na pessoa amada!
    Será que sei o que é o amor?

    ResponderEliminar
  3. M : gosto de partilhar o que sinto, portanto tento partilhar também os meus nós do cérebro, para que se perceba( dentro da possibilidade que o texto permite) como é viver em permanente "aperto" filosófico ou lá o que isto é: para mim é um tormento existencial, sou um turbilhão permanente de perguntas sem resposta

    ResponderEliminar
  4. Raquel, tu sabes; eu é que aparentemente não, e provavelmente ainda tenho muito que aprender.

    ResponderEliminar
  5. O amor é uma loucura plena,,,necessaria,,,sem sentido mas que buscamos sempre...beijos de boa segunda pra ti querida.

    ResponderEliminar
  6. O amor! A chave. A ponte. O meio. O encontro. O desencontro. O amor. Em par, ou ímpar. Amor.

    A definição, nem sempre necessária, foge aos muitos padrões. Podemos amar 'porque', sem nos preocuparmos com o 'por que'. Sentindo... e transpondo qualquer convicção. Mas com amor.




    ¬

    ResponderEliminar
  7. não te vou dizer que o teu post está forte e revoltado (se é que interpretei bem), vou dizer que ele revela sentimentos a que todos temos "direito". no teu caso, pelo que escreves, o amor é algo que requer respeito e por isso, um estado de alerta, para não nos confundirmos. acho responsável, digno, mas convida-me a um dizer...
    o amor, quando é amor, sente-se e não se confunde com nada. é amor que pede o nosso saber, entrega, e aí...
    (deixo para ti a continuação do meu comentário)

    ResponderEliminar
  8. Assino por baixo o k o meu ou minha antecessora diz. O amor é assim mesmo. O amor não tem quês nem porquês. Simplesmente acontece. É amor...Beijinho para ti e k seja um esplêndido dia de São Valentim.

    ResponderEliminar
  9. retrato:

    concordo contigo quando dizes que o amor não se confunde com nada. Apenas é, no entanto deixa-nos muita vezes sem morada ou numa felicidade sem-abrigo, ou seja, mesmo felizes, estamos desprotegidos. Isso é uma coisa que só o amor pode fazer, porque se basta a si mesmo: com saber, com entrega, com provocatórias certezas ele, a ser verdadeiro, jamais de descontrai ( não se torna ligeiro, ou indiferente - são as palavras que me traem, os duplos ou escondidos sentidos que lhes dou)

    beijinhos obrigado a todos pelos comentários

    ResponderEliminar
  10. A palavra Amor anda tão, maltratada, desgastada, mal usada, amachucada e serve de mote para tantas confusões e mal entendidos que daria para anos de conversa e quando se compram no shoping... "provas" de amor... mais ou menos dispendiosas... ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Isa:

    "Desobriguem-se as vontades, desabriguem-se as vaidades."

    Como já se disse aqui, o amor é o que é.

    E tens razão, dava para anos de conversa, mas só para quem não tem a noção de que as "provas" não se compram, não se vendem, nem se alugam em lado nenhum; estão dentro de nós e no coração do outro

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Apesar do texto marcante pelo lado mais escurecido do coração, não posso deixar de concordar que bate pontos na realidade, aquela que muitas vezes tentamos colorir, não adianta tentar arranjar apenas nomes bonitos ao AMOR, ele tem seus defeitos, faz parte, acredito que encontramos respostas para o certo e errado, depende das perguntas que nos fazemos!..

    Mas fico feliz por encontrar alguém a desejar um dia feliz aos felizardos, menos felizardos e encalhados...Um bem haja!!..

    p.s. Ando em busca de blogs interessantes e encontrei o teu!!...

    ResponderEliminar
  13. levanto os meus braços e digo... Aleluia.

    "provas" não se compram, não se vendem, nem se alugam em lado nenhum; estão dentro de nós e no coração do outro".

    são as tuas palavras e as que eu, também, assino.

    no Amor, "provas" exteriores ao nosso sentir que vem de dentro, não dizem nada. quanto muito, porque em muitos casos não o é, digamos que seja um miminho, um lembrar de alguém, que amamos. não refiro aquele amor que se tem por um filho, por um pai, uma mãe, um amigo, mas sim, aquele que nos "embebeda" e nos faz agir, como que, empurrando-nos na direção do "click" que nos despertou. aquele que actua com o espontâneo, não avisa, apenas se quer. é ali, aquele "click" que age como alma gémea no sentimento, existe correspondência, cumplicidade saudável.

    é...
    dava para anos de conversa. não se ensina, nem se partilham opiniões. apenas o "click", é o responsável.

    ResponderEliminar
  14. Um belissimo dia pra ti amiga,,,paz,,,poesia e muito carinho....beijos e beijos.

    ResponderEliminar