Dizem que tenho Alma de poeta. É possível, mas para além de poeta, sou mulher, fui criança, sou ser humano. Na grande maioria das vezes vejo e sinto coisas que só sei expressar por palavras, por imagens. É um jeito de ser... é o meu jeito de pôr a Alma no scriptum...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A mutabilidade do ser mulher


Video que descobri no mínimo ajuste



Há pessoas com talentos fantásticos; pequenos talentos, grande talentos. Misturados em doses diversas, são eles que fazem de nós seres tão especiais. Cada um com os seus. Há quem cante, quem pense, que ouça, quem crie, quem goste de descobrir talentos alheios ( para isso também é necessário talento).

Neste vídeo a mulher é vista na sua contínua metamorfose. Por isso me chamou a atenção. Obrigamo-nos demasiadas vezes a comparações absurdas com outras mulheres, que possuem outros talentos, que trazem outros mundos guardados no peito. Esquecemo-nos de nós, de tudo aquilo que merecemos.
Todas nós temos um mundo próprio; uma beleza singular, um cacho de talentos, que florescem e que dão sumo à nossa existência, que alimentam, sem que nos darmos conta, a existência daqueles que nos habitam.  Cada uma de nós são muitas, e muito de nós é essencial para a existência de tantos outros. Eis o segredo deste ser múltiplo: o ser mulher. A beleza reside nos nossos gestos e transmite-se com a utilização consciente daqueles a quem demasiadas vezes desprezamos: os nossos pequenos ( grandes) talentos





Poema do merecer


Suspirando te acolhi
nos aposentos de mim
e te cobri com meus beijos
a flor que em mim colheste
com teus gestos mereceste
que me perdesse em desejos
és parte da minha loucura
envolvo-me, perco-me em ti
fomos um na noite escura
fomos principio, meio e fim
Fui flor, tu borboleta
fui tempo, tu ampulheta
és barco fui tua vela
se fui nuvem,foste chuva
se fui vinho, tu foste uva
foste pintor, eu fui tela

publicado no dia 25 de Abril de 2010 em A minha Alma, o meu blog de poesia

13 comentários:

  1. Agora um dos meus bitates: ;)
    Penso que todos os homens e mulheres têm os seus dons e talentos, mas, geralmente, perdem muito tempo nas comparações entre eles ou até na pedincha a Deus(ou como lhe queiram chamar) por isto ou aquilo, mas esquecem-se que ele nos fez à sua imagem, claro que não podemos ser iguais nem perfeitos porque também somos a residência do Diabo, pois somos "uma casa" habitada pelo bem e pelo mal, duas forças que se equilibram ou desiquilibram entre dois extremos o vil e o santo (muitas vezes somos influenciados pelo exterior e pelas regras culturais que nos querem impôr ou transplantar), mas temos a nossa consciência que deveria ser o juíz permanente.
    Quando tenho dúvidas pergunto-me o que sentiria no lado oposto... para imediatamente saber se estou a fazer bem ou mal ;)
    O difícil é esquecer tudo o que nos rodeia e tentar, todos os dias, superar-nos a nós próprios, isso sim, poucos o tentam fazer porque é, realmente, uma tarefa muito difícil e um trabalho... para toda a vida ;)
    Sei que melhorei em muita coisa mas nem quero olhar... para o que sei que tenho de melhorar... senão ainda desisto lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. O que dizes vale para a mulher e...para o homem...Com a vantagem masculina de ser ele o pintor:)


    Como o confirma o teu (belo) poema...

    ResponderEliminar
  3. O que eu acho é que frequentemente exigimos demais : de nós, dos outros, de tudo. Não olhamos para nós e pensamos: sim, isto foi bem feito, em vez de nos fixarmos no que não conseguimos atingir ainda. Lógicamente temos que procurar mais e devemos respeitar o outro e as suas opções, e todos ps dias temos a oportunidade de tentar rentabilizar os talentos que temos, tornando nos melhores pessoas, cada um à sua maneira.

    ResponderEliminar
  4. M:

    achas que isso é vantagem? é ele que desenha tudo e a mulher só tem que ficar a apreciar a obra, que muitas vezes é ela própria. ;)

    beijinho ( prefiro a imagem do barco e da vela )

    ResponderEliminar
  5. Exigir de nós próprios acho normal porque sabemos e conhecemos os nossos limites, naquele momento... sejam físicos ou psicológicos mas quanto a exigir dos outros aí... diria como o outro ;)... jamais lol
    Quantas e quantas vezes dei tudo ou mais do que podia e ainda estavam à espera de mais...
    Exigir aos outros devia ser proibido, principalmente, dos que exigem mais dos outros... do que deles próprios ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. quantas e quantas vezes Isa, mas se o fazem é também porque permitimos, e isso é que é importante clarificar. Entrar aqui nos porquês dos porquês era extenso, mas é o auto-conhecimento que nos permite não cobrar e não deixar ser cobrada, seguindo em frente ao nosso ritmo.

    Comigo é sempre difícil, quanto mais me exigem mais tenho tendência a não atingir os patamares que se pretendem. Sob pressão, não dá! só com algum tempo consigo atingir os meus objectivos, sempre fui péssima desportista LOL!!!

    ResponderEliminar
  7. Não me contraries:)

    Ele ter a vantagem não significa que usufrui mais.

    Barco/vela é mais bonito...Mais os género ficam trocados...ela penetra nele...

    Nada contra...Desde que bem pintado:)

    ResponderEliminar
  8. Méritos e deméritos.

    Um poema é sempre um poema e muitas vezes, nem sempre de merecimento, a que, ou a quem.

    Há de se ter talento, ou dom, ou inspiração, ou seja lá o nome que se dá a isso, confesso ter alguma dificuldade quanto a esses conceitos, porque como se apresentam, todos passam pela linha do 'sentir' e no final tudo é sentimento e como tal, deve ser respeitado.

    O 'Poema do merecer', não é apenas um poema de méritos, ou sentimentos. É de encaixe. De abrigo. De um e de outro, e o nome disso, depois da sensibilidade, é competência.

    Porque escrever letras, é fácil. Sentires...


    **Gostaria, e peço desculpas, Lou, de chamar atenção ao primeiro comentário da Isa GT, onde ela fala sobre 'se colocar no lugar do outro'. Tão lúcido, quanto descomplicador e favorável ao entendimento.




    ¬
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Pensar e tentar compreender o outro deve ser um exercicio diário, concordo, embora não seja fácil.

    Escrever sentimentos pode não ser fácil, sentir e viver esse sentir pode ser ainda mais dificil .

    Boa semana também .

    ResponderEliminar
  10. A mais bela essencia da mulher é justamente essa mutação,,,essa capacidade de se reinventar,,,de ser novamente,,,de superar,,,,grande beijo de bom dia pra ti.

    ResponderEliminar
  11. Oi Lou,

    Cada mulher é única, não existe nenhuma igual á outra, sequer as gémeas se identificam, por isso mesmo não adianta copiar aquilo que já temos, aquilo que pensamos ser desprovidas, já existe dentro de nós, o corpo é apenas um acessório, os músculos estão lá, os tecidos se movimentam e o sangue corre por ali... o coração, esse é o nosso maior DOM!!...

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Bom dia.

    Belo texto.
    Acho que o talento mais forte das mulheres é caminhar guiada pelas emoções, o que nem sempre é bom, mas é louvável.

    Um grande abraço.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderEliminar
  13. E não é esse viver constante guiada pelas emoções que confere à mulher o tal 6 sentido , que vê o que mais ninguém consegue ?

    Nuvem, concordo, o nosso maior dom está dentro do coração

    Everson, sempre um cavalheiro; um bom dia amigo.

    ResponderEliminar